A situação do ex-presidente Jair Bolsonaro está delicada em meio à investigações do Supremo Tribunal Federal (STF) por golpe de Estado. Alvo de buscas da Polícia Federal nesta sexta-feira (18) em sua casa, Bolsonaro sofreu duras medidas restritivas de Alexandre de Moraes e terá que usar tornozeleira eletrônica.
E quem comentou sobre a situação de Bolsonaro foi o atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que esteve presente em Juazeiro, na Bahia, na última quinta-feira (17). Pressionado por Donald Trump, que taxou o Brasil em 50% na tentativa de livrar o ex-presidente da condenação, Lula disse que 'a lei vale para todo mundo' no Brasil:
"Primeiro, quem vai condenar Bolsonaro não é o presidente da República, não é o governador da Bahia, mas a Suprema Corte brasileira. Então Bolsonaro será julgado e, se for condenado, o lugar dele é no xilindró. Neste país, a lei vale para todo mundo. Ninguém é melhor que ninguém. Vamos continuar trabalhando, dar um tempo, estamos juntando empresários, americanos, pois quando chegar 1º/8 vamos dar uma resposta", disse Lula.
Lula ainda reclamou das atitudes de Trump: "Estes dias o presidente Trump, a troco não sei de que - talvez a pedido do filho do 'coisa' [Bolsonaro], o filho do 'coisa' [Eduardo] é deputado, pediu licença pra ir lá pedir golpe a Trump no Brasil -, manda uma carta desaforada pra mim… Desaforada. 'Se não soltar Bolsonaro, dia 1 de agosto vou taxar o Brasil em 50%'. Veja que coisa absurda", disparou.
Nesta sexta-feira (18), um mandado de busca e apreensão na casa de Jair Bolsonaro, onde foi encontrado um pen drive escondido no banheiro, uma cópia de uma ação contra Alexandre de Moraes, ministro do STF, e 14 mil dólares em espécie. Além disso, ele também sofreu duras proibições do Supremo Tribunal Federal.
De acordo com informações divulgadas pelo portal Metrópoles, Bolsonaro está proibido de usar suas redes sociais e de se comunicar com Eduardo Bolsonaro, que está nos Estados Unidos e feito vídeos diariamente pedindo intervenção dos Estados Unidos no Brasil - tendo influência no 'tarifaço' de Donald Trump.
Além disso, Bolsonaro será obrigado a usar tornozeleira eletrônica, está proibido de sair de casa à noite, das 19h até as 07h, e ainda está proibido de se aproximar de embaixadas brasileiras.
player2